A EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR NA ALEMANHA

A EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR NA ALEMANHA

setembro 24th / By Ivan / in Energia solar no mundo. / no comments.

Hoje a Alemanha é o país líder mundial na geração de energia solar apesar de ter uma menor irradiação solar do que o Brasil. O melhor local de irradiação solar da Alemanha é inferior em pelo menos 40% do pior local de irradiação no Brasil. Assim mesmo este país vem conseguindo ter uma geração de energia de forma limpa e sustentável. Hoje, a geração de energia solar é responsável por 20% do consumo da energia elétrica produzida na Alemanha.

Você sabia que a Alemanha é o país que tem o maior número de sistemas de geração de energia solar em telhados de residências e empresas? Hoje cerca de 8,5 milhões de pessoas (MARÇO DE 2014) vivem em residências que utilizam os sistemas solares para produzir eletricidade.

Por que aconteceu este movimento na Alemanha? O povo alemão após os últimos desastres ecológicos no uso de geração de energia nuclear, em especial após o ocorrido no Japão, em Fukushima, pressionou os seus dirigentes para encerrar a geração de energia nuclear. Cobrado pela sociedade o governo alemão decidiu que, em 2020, a geração de energia nuclear não mais faria parte da matriz de sua geração de energia.

Mas para que isto acontecesse foi estabelecida esta meta de 2020 e depois feito um planejamento de como esta meta seria alcançada, com a geração de tipos de energia limpa. Isto feito, o governo apostou na geração de energia solar não só de grandes usinas, mas principalmente na geração de energia solar nos telhados de residências e empresas.  Esta decisão implicou na geração da energia onde a mesma é consumida, tornando desnecessária a criação de linhas de transmissão, barateando os investimentos de infraestrutura. Criou estímulos para esta participação da sociedade e foi atendido nesta solicitação. Durante o dia, os painéis das residências estão gerando energia solar e transferindo para a rede elétrica. A distribuidora paga por essa energia. À noite quando as placas não estão mais gerando energia, as residências consomem a energia gerada pela rede elétrica, por um preço menor do que recebem ao fornecer a energia durante o dia.

Esta foi para mim uma ação inteligente de buscar uma solução de geração de energia limpa e inesgotável e atendeu ao clamor da sociedade, que apoiou esta iniciativa e foi e está sendo bem sucedido. Hoje as pessoas além de participarem deste movimento de geração de energia estão estimulados a economizar energia pois, o excedente, esta pessoa vai receber em espécie se tornando um complemento de renda, além de não pagar nada pelo uso da energia elétrica durante o dia. Ou seja, estas pessoas na Alemanha deixaram de ser consumidores passivos para se tornarem investidores em energia elétrica.

Deixe um Comentário