A INICIATIVA PRIVADA NA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

A INICIATIVA PRIVADA NA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

novembro 7th / By Ivan / in Energia Solar no Brasil / no comments.

O GREENPEACE lançou uma campanha para mobilizar o governo para que, até, 2020, um milhão de telhados solares sejam instalados no Brasil. Criou uma plataforma interativa, disponível no site Solariza.org que permite calcular qual o potencial solar dos telhados individuais, estimando a economia que o consumidor possa vir a ter ao gerar a energia solar.

No entanto, este recurso é um jogo e o seu objetivo é gerar este movimento de expansão da energia solar no Brasil. Para que se possa ter uma correta avaliação do potencial de um telhado torna-se necessário o seguinte:

– a identificação das características deste telhado:

– o meio no qual este se encontra;

– as fontes de sombra que podem diminuir a capacidade de geração de energia solar;

– a localização do imóvel, enfim, um levantamento técnico para definir com precisão a capacidade de gerar energia solar numa dada residência, escritório ou empresa. Mas como recurso de mobilização é uma excelente ferramenta.

Uma ação mais efetiva da iniciativa privada está em andamento e vai até o final do ano de 2015, o denominado projeto 50 telhados, promovida pelo Instituto Ideal, que já ultrapassou a meta de implementar em 20 cidades brasileiras, 50 telhados de painéis solares.

Cabe ainda destacar o artigo do Professor Heitor Scalambrini Costa, da Universidade Federal de Pernambuco, onde ele mostra os pífios resultados dos leilões para geração de energia elétrica proveniente de painéis solares de grandes empresas e a situação da geração descentralizada, aquela realizada nos telhados das casas, escritórios e empresas, que poderia ser de fato uma ação cujos resultados são confirmados por estudos de consultorias internacionais.

Isto comprova que, se houver incentivos, a população brasileira, vai fazer parte deste movimento de expansão da geração de energia limpa, de uma fonte inesgotável, que seria a luz solar e que traria inúmeros benefícios para as famílias que decidissem instalar um sistema de geração de energia solar em suas residências, comércios e empresas, além dos inestimáveis benefícios para o meio ambiente.

Deixe um Comentário