COMO DIMINUIR O RISCO DE APAGÕES E AINDA ECONOMIZAR ENERGIA

COMO DIMINUIR O RISCO DE APAGÕES E AINDA ECONOMIZAR ENERGIA

outubro 27th / By Ivan / in Sem categoria / no comments.

A geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente oriunda de hidroelétricas, em sua maioria localizadas em áreas afastadas dos grandes centros de maior demanda de energia. Estas usinas necessitam de linhas de transmissão para levar a energia gerada até os centros de consumo. Durante o percurso desta energia cerca de 18% se perde nas linhas de transmissão e em seus transformadores.

Em janeiro deste ano dez Estados e o Distrito Federal tiveram um apagão que afetou milhões de pessoas, devido a problemas nas linhas de transmissão de energia elétrica. Também em setembro deste ano, no Distrito Federal, novamente ocorreu um novo apagão que afetou quase meio milhão de consumidores, com problemas em uma linha de transmissão de energia de Furnas.

Se tivéssemos muitos sistemas de geração de energia solar em telhados de residências, comércios e empresas, conectadas à rede das distribuidoras de energia elétrica, estariam sendo resolvidos dois grandes problemas:

– diminuição dos riscos de apagões, uma vez que a energia elétrica gerada nos painéis solares nos telhados estaria próxima dos locais de maior demanda, eliminando assim, o risco no uso de linhas de distribuição de energia; e,

– a perda de energia nas linhas de transmissão e transformadores seria minimizada pelo mesmo motivo, por estar esta geração próxima dos consumidores e ainda seriam reduzidos os gastos de investimentos na construção de novas linhas de transmissão dos centros geradores aos centros consumidores.

Desta forma entendo que, o modelo de geração de energia solar conectada, localizada em telhados, além de ser uma forma de geração de energia limpa, provém de uma fonte inesgotável e abundante em nosso país, minimizando ainda os riscos de apagões e diminuindo o desperdício da energia gasta nas linhas de transmissão existentes. Faça parte deste movimento de geração de energia solar e ajude a melhorar as condições de vida do meio ambiente onde vivemos e ainda fique imune aos aumentos de energia tão comuns este ano.

Deixe um Comentário